Nos últimos dias, o Sport Lisboa e Benfica anunciou as contratações de Chiquinho e João Amaral. O médio ofensivo oriundo da Académica e o extremo oriundo do Vitória de Setúbal assinaram contrato com o nosso clube, mas a verdade é que dificilmente, irão chegar à nossa equipa principal.
Uma prática comum do nosso clube nos últimos anos, tem sido a contratação de vários jogadores com o intuito destes rodarem noutros clubes (em Portugal ou no estrangeiro) para estes jogarem com regularidade, valorizaram e assim, poderem dar lucro ao clube sem nunca jogarem pela equipa principal.
Esta tem sido uma forma prática para alguns clubes fazerem dinheiro e também é aplicada por alguns outros clubes na Europa (como o Chelsea, por exemplo). No entanto, é uma política bastante contestada pelos adeptos encarnados.
Existem casos de jogadores que derem lucro ao clube sem terem jogado pela equipa principal, como foi o caso de Daniel Candeias. Existem também casos de jogadores que começaram por ser emprestados e acabaram por jogar na nossa equipa principal como os casos de Jan Oblak e Pizzi. Porém, o dinheiro que gastam todos os anos nestes jogadores poderia ser utilizado para contratar um jogador de qualidade indiscutível para entrar de imediato no onze titular, ou para aumentar o salário a algum jogador influente que esteja a ser bastante cobiçado no estrangeiro.
Aquando do anúncio das contratações de Chiquinho e João Amaral, foi esta política de contratações que veio logo à cabeça de muitos adeptos, e com razão. Mas será assim nestes casos?
Na época passada, foram vários os jogadores que assinaram contrato com o Benfica mas que nem sequer foram apresentados oficialmente. Quando esta situação acontecia, sabíamos logo de antemão que o jogador em questão iria ser emprestado e não iria para a equipa principal. Nesta temporada, já se verificaram progressos nesse aspecto, mas mesmo assim, com algumas diferenças.
Vlachodimos, Ebuehi, Conti e até mesmo o regressado Yuri Ribeiro tiveram direito a uma apresentação com toda a pompa e circunstância: fotografias com o presidente, fotografias no estádio, fotografias nas bancadas, etc. Chiquinho e João Amaral tiveram apenas direito a uma fotografia durante a assinatura do contrato. Mas afinal, quais serão as hipóteses de ambos.
Chiquinho foi nesta temporada um dos melhores jogadores da Liga Ledman Pro. O médio ofensivo de 22 anos foi o joker da Briosa, tendo sido alvo de comparações a Deco, pela sua qualidade técnica, habilidade na condução de bola e capacidade de leitura de jogo. Na minha opinião, Chiquinho tem qualidade para jogar na equipa principal, mas não para já. Na minha opinião, Chiquinho deverá rodar durante uma ou duas temporadas, para aprimorar os seus atributos técnicos e físicos perante adversários de maior tarimba. Se os empréstimos correrem bem, ele terá tudo para agarrar um lugar na equipa principal.
Quanto a João Amaral, a situação já me parece ser mais complicada. O extremo que há dois anos foi recrutado ao Campeonato Nacional Prio foi o jogador que mais se evidenciou num clube que teve uma época tormentosa. João Amaral destaca-se por ser um jogador bastante rápido e desequilibrador, sabendo explorar o espaço nas costas da defesa. É também um jogador inteligente sem bola, sabendo movimentar-se no terreno de jogo de modo a abrir espaços na defesa adversária para os seus colegas aproveitarem.
No entanto, para que este tenha capacidade para jogar na equipa principal do Benfica, João Amaral tem de aprender a jogar numa equipa que pratique um futebol mais apoiado e com um maior controlo da posse de bola. Numa equipa que queira assumiu o domínio de jogo, não basta ter capacidade para criar desequilíbrios. Também é necessário ter capacidade para tomar a decisão certa na hora exacta. E é esse atributo que ele precisa de desenvolver antes de chegar à equipa principal do Benfica, e só o conseguirá jogando numa equipa como o Rio Ave, por exemplo.
Por último, deixo aqui uns links sobre ambos os jogadores:
https://www.lateralesquerdo.com/2018/04/20/tratar-bem-a-menina-e-uma-obrigacao-chiquinho/
https://www.lateralesquerdo.com/2018/05/25/joao-amaral/
Saudações Benfiquistas!
0 comentários:
Enviar um comentário