quinta-feira, 28 de junho de 2018

Esboço do Benfica 2018/2019 - Defesas-laterais


Com o regresso da equipa aos trabalhos, irei agora fazer o exercício de quais serão os laterais-direitos para a nova época.

Na época passada, o dossier dos laterais-direitos ficou marcado por mais uma peripécia daquela estrutura que supostamente, está 10 anos à frente da concorrência. Com a venda de Nelson Semedo ao Barcelona, o clube pretendia apostar no regressado Pedro Pereira para o substituir. Se no papel a aposta prometia ser correcta, a verdade é que o lateral resgatado à Sampdoria esteve seis meses sem jogar e apresentou-se na pré-temporada completamente fora de forma.

Como se não bastasse, o lateral alentejano ainda ficou mais uns meses a ser queimado até ser emprestado ao Génova. Entretanto ainda no Verão, o Benfica iria ao mercado à procura de um lateral-direito. Prestes a fechar o mercado, acabaria por se confirmar a chegada do brasileiro Douglas. A altura tardia em que ele chegou mostra que o jogador emprestado pelo Barcelona não era a primeira opção do clube, mas sim aquela que estava mais à mão.

As prestações do brasileiro foram o descalabro. Em contra-partida, André Almeida assuiu a titularidade e fez a sua melhor época de águia ao peito, marcando dois golos e fazendo nove assistências. Mas só André Almeida era curto par todas as exigências de uma época longa que vai ter sete jogos já em Agosto.

Como tal, em Janeiro foi garantida a contratação do nigeriano Tyronne Ebuehi, oriundo a custo zero dos holandeses do Ado Den Haag. Apesar do seu percurso ser pouco apelativo visto que vem de um clube do meio da tabela da liga holandesa, mas eu acredito muito no potencial a médio prazo deste jogador.

A meu ver, Ebuehi é um lateral com um perfil semelhante ao de Nelson Semedo. Um lateral com potencial físico e com uma grande apetência ofensiva, mas que ainda tem muito a melhorar no aspecto defensivo, o que é normal tendo em conta o campeonato de onde vem. Só jogando num patamar competitivo mais elevado é que ele poderá aprimorar as suas valências defensivas.

A meu ver, haverá uma disputa bastante acesa pela titularidade na lateral-direita, mas de momento, creio que André Almeida tem uma ligeira vantagem.


Na lateral-esquerda, Grimaldo voltou a ser assolado por problemas físicos no início da época, mas em 2018, fez todos os jogos e recuperou a consistência exibicional. A partir de uma certa altura, a sua venda neste Verão foi dada como certa pela imprensa.

Eliseu cedo deixou de fazer parte dos planos de Rui Vitória e a sua saída neste Verão era mais que previsível. Espero que o clube se lembre de lhe dar uma despedida digna. Para o seu lugar, o clube anunciou o regresso de Yuri Ribeiro após uma época emprestado ao Rio Ave FC, onde se exibiu a muito bom nível.

Pelo menos nesta temporada, o lateral formado no Seixal ficará na sombra. Resta saber quem será o titular. A venda de Grimaldo continua a ser uma forte possibilidade, mas enquanto cá estiver será titular indiscutível, apesar do clube já ter alguns nomes em mira para a sucessão. De qualquer maneira, a sua presença é uma mais-valia, veremos o que vai acontecer...
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário