Nesta semana houve novidades frescas no que ao Mercado diz respeito. Ao ponto do Departamento de Futebol do Benfica ter feito uma "Operação Relâmpago" ao garantir a aquisição do eslovaco Martin Chiren.
Este médio-centro eslovaco foi uma das figuras de proa de uma das revelações do Europeu de sub-21. A selecção eslovaca conquistou 6 pontos na Fase de grupos da competição, com o Chiren a marcar dois golos.
Martin Chiren descreveu-se na apresentação como um box-to-box. É um médio forte no jogo aéreo e que sabe ocupar os espaços. Ora, eu defendia que a equipa necessitava de um médio que desse maior disponibilidade física à equipa. Não sei se Chiren será esse médio apesar de ter uma estatura razoável (1,82m), mas ele vem da escola da Europa de Leste, que privilegia o poderio físico e o rigor táctico.
Pode ser opção na equipa principal, mas o empréstimo não é um cenário descartável, tendo em conta a forte concorrência e a realidade distinda de onde veio.
https://www.youtube.com/watch?v=vLWlHBtWwHo
Oriundo de uma das melhores academias de Inglaterra, este extremo de 19 anos mostra-se como um desequilibrador nato. É um jogador rápido e habilidoso com a bola nos pés, com capacidade para penetrar na área contrária e arriscar o remate.
Depois do passado recente com alguns jovens estrangeiros que chegaram em circunstâncias semelhantes, alguns adeptos estão receosos quanto a este jogador, que se possa tornar nalgum Bilal. Francamente, não me parece, visto que ele recusou uma proposta para renovar com o Arsenal, na qual certamente receberia muito mais do que irá receber no Benfica.
Sinceramente, acho que fizeram muito bem em aproveitar esta oportunidade. O mercado inglês é caríssimo e jogadores com este potencial à mão de semear não aparecem todos os dias. Terá certamente capacidade para fazer melhor figura do que a Brigada do Reumático Britânica que representou o Benfica no final dos anos 90.
https://www.youtube.com/watch?v=zK8JZDwNO_I
Outro jogador oficializado foi o avançado Cristian Arango de 22 anos, contratado ao Milionários de Bogotá. Com 22 anos e internacional de sub-20 pela Colômbia, Cristian Arango não é um avançado de área. è um avançado móvel que joga pelos flancos e que recua no terreno para buscar jogo, sendo bastante combativo e tem boa qualidade técnica.
Esta contratação deixou alguns benfiquistas desconfiados, visto que ele não era titular indiscutível no Milionários. No entanto, o Falcao no River Plate era um jogador mediano no futebol sul-americano e no FC Porto tornou-se num jogador de topo.
Entretanto, o seu futuro não deverá passar imediatamente pela equipa principal. Tendo em conta a forte concorrência e a necessidade de se adaptar, deverá passar pela equipa B ou até mesmo por um empréstimo a um clube da 1ª Liga onde possa ambientar-se e continuar a crescer enquanto jogador. Acredito que a médio-prazo, ele possa afirmar-se como uma opção válida para a equipa.
https://www.youtube.com/watch?v=IxUtqTmGBHM
Três contratações a terem em vista o futuro. Se vão dar certo ou não, isso é algo que só dependerá do empenho e do profissionalismo de cada um.
0 comentários:
Enviar um comentário