segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Tempo de reflectir


Alguns meses depois, estou de volta ao blog. Acho justo voltar, tendo em conta as publicações que tenho em mente. E depois de um mês bastante inconsistente da nossa equipa de futebol após o nulo no clássico, está na hora de eu falar aqui de cada um dos jogos que o Benfica realizou após a prestação absolutamente vergonhosa na Liga dos Campeões.

SL Benfica 3-1 GD Estoril-Praia
Foi a partir deste jogo que deixei de fazer análises. E começou precisamente neste jogo porque sinceramente, foi um jogo no qual tive alguma dificuldade em perceber o que poderia retirar. Após alguns dias de reflexão e de ler alguns artigos sobre este jogo, a conclusão a que cheguei foi que este jogo mais pareceu um jogo do Brasileirão: um jogo tacticamenter anárquico, onde todos atacavam e ninguém defendia.
Á equipa da Amoreira jogava com uma atitude positiva, mas sem critério. A linha defensiva subida da equipa de Ivo Vieira não fazia pressão sob o portador da bola, o que sabia como mel para o trio ofensivo da nossa equipa. Já o nosso meio-campo era um óasis. Pizzi a defender foi uma nulidade, Krovinovic recua no terreno para buscar jogo e sai na pressão aos centrais, mas ainda falha no timing para recuperar defensivamente. Este buraco no meio campo permitiu a Lucas Evangelista fazer o que queria. Caso houvesse mais acerto na finalização por parte de ambas as equipas, poderíamos aqui assistir a um resultado inédito.

Rio Ave FC 3-2 SL Benfica - Taça de Portugal
Depois do que aconteceu no jogo contra o Estoril, estava bastante apreensivo em relação a este jogo, contra aquela que na minha opinião, é a equipa do campeonato que joga o futebol mais atractivo. Ao ter visto o jogo, posso dizer que, se houve algum jogo nesta época em que podemos dizer que não fomos felizes, foi este. A equipa jogou com atitude, com vontade de vencer e lutou até ao fim. Acabou o jogo em desvantagem numérica e a jogar com apesas 2 defesas de raíz.
Por outro lado, os golos da equipa da casa resultaram de erros clamorosos da nossa defesa. O segundo golo deixou-me particularmente irritado. Estavam quatro jogadores nossos em cima do Rúben Ribeiro, que é o joker da equipa e, sabendo da sua imprevisibilidade, nenhum deles teve tomates para meter o pé à bola. Enfim...

CD Tondela 1-5 SL Benfica
Um dos poucos jogos nesta época em que se viu uma exibição à Benfica. A equipa marcou o primeiro golo, a seguir marcou o segundo, e depois o terceiro... Vimos uma equipa com atitude, que andou continuamente à procura do golo e não adormeceu após ter marcado.
Sem Luisão, a nossa linha defensiva pode jogar mais subida no terreno, encurtanto assim o espaço entre linhas e aumentando as possibilidades de recuperar a bola no meio-campo adversário. Em contra-partida, mais um golo sofrido num erro infantil.

SL Benfica 2-2 Portimonense SC - Taça da Liga
Um jogo que foi um dejá vu daquilo que temos visto tantas e tantas vezes nesta época. Mas desta vez, com as agravantes de termos desperdiçado uma desvantagem de dois golos e de ser num jogo em que a vitória era urgente. Se por um lado, sem Luisão em campo, a equipa joga de forma mais asfixiante, com um menor espaço entre linhas; por outro lado, perdemos capacidade de liderança na defesa, como ficou mostrado pela descoordenação da nossa equipa nos lances de bola parada que resultaram nos dois golos da equipa alvarvia. Lisandro López não é nem nunca será um líder e Rúben Dias ainda é muito jovem para liderar a defesa sozinho.
E assim, mais uma competição foi com os cães, mas como diz o outro, a vida é mesmo assim...



Ora, o que podemos retirar destes úlltimos jogos? Antes demais, devo dizer que nem tudo é mau.

Primeiro que tudo, desde o jogo contra o Vitória FC Para a Taça de Portugal que a equipa tem melhorado o seu desempenho nos lances de bola parada, principalmente nos cantos, onde na era Rui Vitória a equipa sempre tinha sido fraca. Já não está tão previsível nem tão insistente em lançar a bola para o Luisão. Não sei se é coincidência ou não, mas ao menos é sinal que houve treino.

Depois, outras melhorias vieram com a alteração do sistema táctico. A mudança para o 4-3-3 promoveu a entrada tardia de Krovinovic no onze titular. Com isto, a equipa ganhou mais qualidade e critério na definição dos lances. Para além do mais, o médio croata não é um criativo que se limita a distribuir jogo (tipo Djuricic), também o sabe procurar, colocando-se no sítio certo para receber a bola, estabelecendo a ligação entre sectores. Embora, como referi acima, ainda tenha de melhorar no
posicionamento defensivo.

Depois, a principal questão que se colocava quanto à mudança do sistema táctico, seria quanto ao rendimento de Jonas, muitos questionavam se Jonas teria o mesmo rendimento jogando sozinho na frente. As suas exibições falam por si.
Antes de mais, num 4-3-3 dinâmico e bem trabalhado no plano ofensivo, o avançado não está sozinho na frente, a equipa ataca sempte em conjunto. Depois, a ausência de uma referência ofensiva fixa na área faz com que o espaço entre a linha media e a linha ofensiva seja menor. E um jogador como Jonas pode muito bem tirar partido da sua inteligência para fazer combinações com os extremos que desmontem a linha defensiva adversária.
Com isso, a produtividade ofensiva aumentou e jogadores como Salvio melhoraram o seu desempenho.

Já o negativo, para além de passar pelos contantes erros infantis que resultam em golos adversários e pelas deficiências defensivas do nosso miolo, o principal problema resume-se ao gritante défice de atitude que a equipa tem tido na maioria dos jogos desta época, com a equipa adormecer após marcar um golo.
Esta situação é particularmente preocupante. Nesta temporada, o Benfica já deixou escapar vantagens no marcador por seis vezes, três das quais em jogos em casa. E apenas por uma vez conseguimos dar a volta a uma desvantagem no marcador (contra o Portimonense para o campeonato). Esta situação leva-me a acrditar cada vez mais que a equipa não está com o treinador, mas deixarei esse assunto para um post em que falarei exclusivamente de Rui Vitória.

Agora, é rezar para que as férias tenham feito bem à nossa equipa.
Saudações Benfiquistas!

← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário