Na semana passada, a equipa de futsal do Benfica carimbou o apuramento para a Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, tendo terminado na liderança do seu grupo com sete pontos conquistados. O sorteio para a Ronda de Elite decorre na próxima sexta-feira dia 12 de Outubro.
Como tal, creio que me compete explicar como se decorre o procedimento daqui para a frente.
Para quem não sabe, a partir da época passada, os três países melhor classificados no Ranking da UEFA passam a ter dois representantes na competição: o campeão e o vice-campeão nacional. Nesta época, visto que o Inter Movistar é o actual campeão espanhol e campeão europeu, e nenhum país pode ter três representantes na competição, o Cazaquistão, 4º classificado do Ranking da UEFA, teve também dos representantes na UEFA Futsal Champions League.
No formato antigo da competição, os clubes mais cotados no coeficiente do Ranking da UEFA eram automaticamente apurados para a Ronda de Elite. No formato actual isso acabou, sendo que todos os clubes terão de passar pela Main Round, mas já lá vamos.
De 28 de Agosto a 2 de Setembro realizou-se uma Fase Preliminar pelos 34 clubes menos cotados no coeficiente, divididos em nove grupos. Os vencedores de cada grupo apuraram-se para a Main Round.
A Main Round disputada na semana passada, foi disputada por 32 equipas divididas em oito grupos numerados de 1 a 8, separados por dois caminhos. O caminho A constituído pelos grupos de 1 a 4, é onde se encontram as equipas mais cotadas no coeficiente de clubes do Ranking da UEFA. Os três primeiros classificados destes grupos apuram-se para a Ronda de Elite. No caminho B, constituído pelos grupos de 5 a 8, apenas o primeiro classificado de cada grupo se apura para a Ronda de Elite.
Na condição de líder do grupo 1, o Benfica integrará o pote 1 no sorteio da próxima sexta-feira e evitará desde já o Barcelona, que ficou em segundo lugar no seu grupo; e o Inter Movistar, Gasprom Ugra Yugorsk e Kiarat Almaty, que lideraram os restantes grupos do caminho A. Devo também informar que na UEFA Futsal Champions League não há protecção de país, o que significa que clubes do mesmo país poderão integrar o mesmo grupo, ao contrário do que acontece no futebol de onze até à primeira fase a eliminar da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
Depois, como todos aqueles que acompanham a modalidade devem saber, a Ronda de Elite é composta por quatro grupos com quatro equipas cada, sendo que apenas o primeiro classificado se apura para a Fnal Fuor da competição, que será disputada em finais de Abril, em casa de uma das equipas participantes.
Estando no pote 1, o Benfica irá defrontar um dos segundos classificados dos restantes grupos do caminho A (excepto do seu), um dos terceiros classificados dos grupos do caminho A e o líder de um dos grupos do caminho B.
Como tal, dá para perceber que foi muito importante a equipa de Joel Rocha ter liderado o seu grupo, graças ao facto de ter obtido uma diferença de golos maior que a do Barcelona. E aqui, a opinião poderá variar bastante, mas na minha opinião, dentro da conjuntura do sorteio, o grupo mais complicado seria este.
- SL Benfica
- Sporting CP- Sibiryak (vice-campeão russo)
- Aqua & Sapone (campeão italiano)
Sexta-feira, veremos se a sorte ficará do nosso lado...
0 comentários:
Enviar um comentário