sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Antevisão - Andebol 2018/2019


A época eclética oficial do Benfica está prestes a começar, com a nossa equipa de andebol a ser a primeira a entrar em acção. A época oficial vai começar no próximo Domingo com a disputa da Supertaça contra o Sporting em Braga. O campeonato inicia no fim-de-semana seguinte com a recepção ao ADA Maia/ISMAI.

A época passada que terminou com a conquista da Taça de Portugal criou boas expectativas para o futuro, mas também deixou bem claro que aquilo que tínhamos ainda não era suficiente para reconquistar o título. Era preciso mais investimento e maior profundidade.

Ao contrário do que se verificou no ano passado, foram feitas poucas mexidas no plantel. Já garantida desde o ano passado estava a contratação de Carlos Martins do ABC. O ponta-direita de 23 anos é presença assídua na selecção nacional e será um sério concorrente para Davide Carvalho, sendo assim mais um ex-jogador do ABC a juntar-se a Carlos Resende no Benfica.

Mas a grande contratação do ano, não só do Benfica mas também do andebol português, foi o guarda-redes macedónio Borko Ristovski. O guarda-redes de 35 anos conta com uma grande experiência a nível internacional, tenho já representado alguns dos melhores clubes na modalidades, tais como o RK Vardar, o Rhein-Neckar Lowen e o FC Barcelona. Assim, a equipa de Carlos Resende ganha finalmente um guarda-redes estrangeiro de qualidade indiscutível de que precisava. Foi ainda contratado Daniel Neves, jovem de 17 anos oriundo do Sporting CP, e para as promoções dos jovens Pedro Loureiro e de Pedro Côrte-Real.

https://www.youtube.com/watch?v=IOVJNZAmYuA

A permanência de Alexandre Cavalcanti também é algo digno de registo, o jovem lateral-esquerdo formado no Benfica foi o melhor jogador da equipa na época passada e apesar de ter mais um ano de contrato, era um jogador bastante cobiçado por vários clubes na Europa. A verdade é que Cavalcanti já é um jogador de outro campeonato e a sua permanência no plantel pode ser considerada um reforço.

O grande senão da equipa foi o facto de não se ter contratado um lateral-direto. Por opção de Carlos Resende, o clube optou por não ir ao mercado contratar um lateral-direito, optando por dar uma nova oportunidade a Stefan Terzic, que continua a tentar quebrar o calvário de lesões. O lateral-direito sérvio, caso consiga recuperar, será claramente um dos melhores jogadores do campeonato, só que nunca sabemos quando podemos contar com ele. O brasileiro Arthur Patrianova também terá uma nova oportunidade após ter tido poucos minutos na época passada.

https://www.youtube.com/watch?v=1i4f0u2ZXnU

https://www.youtube.com/watch?v=YXBAiX5cPG8

Quanto a saídas, todas elas foram de jovens por empréstimo. Diogo Valério, André Alves, Pedro Santana e Marcos Araújo foram emprestados ao Boa-Hora FC; Gustavo Capdeville, Hugo Lima e Valter Soares foram emprestado ao Madeira SAD, Tiago Ferro foi emprestado ao Belenenses e André Lima foi emprestado ao Sporting da Horta.

Entre os adversários directos, o Sporting CP parte novamente na pole position do campeonato, procurando alcançar o tricampeonato. Do plantel leonino saíram.Pedro Portela, Felipe Borges, Janko Brozovic e Michal Kopcko. Por outro lado chegaram os pontas Valentin Ghionea e Fábio Chiuffa, o lateral-direito Neven Stjepanovic e o jovem pivot Luís Frade. De resto, mantém grande parte da sua espinha dorsal assente em jogadores como Tiago Rocha, Carlos Ruesga, Frankis Carol ou Ivan Nikcevic, bem como nos 3 guarda-redes estrangeiros de grande valia (Cudic, Asanin e Skok).

Quando ao FC Porto, depois do fracasso da época anterior, volta a apostar num novo treinador: o sueco Magnus Andersson, que enquanto jogador fez parte da geração sueca que dominou o andebol mundial nos anos 90, chega aos azuis e brancos oriundo dos alemães do Goppingen, clube onde conquistaria a Taça EHF. Quanto a reforços, destaque para os regressos de Alexis Borges, pivot internacional português que esteve emprestado ao Barcelona; e Yoan Balázquez, lateral-esquerdo que foi o jogador revelação da Liga Asobal ao serviço do SD Teucro. A estes juntam-se o jovem ponta esquerda Leonel Fernandes (ex-ADA Maia/ISMAI), o lateral-esquerdo internacional português Fábio Magalhães  (ex-Chartres) e o lateral-direito Djibril M'bengué (ex-Estugarda). De resto, a equipa manteve grande parte dos seus jogadores influentes tais como Alfredo Quintana, Miguel Martins, Rui Silva, António Areia, Diogo Branquinho e Daymaro Salina.

O ABC de Braga, vencedor da última Supertaça, voltou a abdicar da participação nas competições europeias em prol da estabilidade financeira do clube. Entre os reforços estão o guarda-redes Carlos Oliveira, o central António Ventura, o ponta-direita André Rei, os laterais-direitos José Rolo e Miguel Batista e o jovem pivot Eduardo Mendonça.

O Sport Lisboa e Benfica vai também competir na Taça EHF, onde fruto do segundo lugar conquistado no último campeonato, teremos acesso directo à segunda eliminatória da competição, onde irá defrontar o vencedor da eliminatória entre o RK Dubrava da Croácia e o FH Hafnarfjordur da Islândia, clubes que ficaram em terceiro lugar nos respectivos campeonatos.A meu ver, temos condições para voltar a marcar presença na Fase de Grupos da competição, embora aí os sorteios também possam fazer a diferença.

Fazendo uma pequena previsão, creio que por aquilo que vi no Torneio de Viseu, o Benfica pode muito bem voltar a derrotar o Sporting na Supertaça. No entanto, numa prova de regularidade como é o campeonato, a maior profundidade e qualidade individual de um plantel faz-se sentir. Por isso, considero o Sporting novamente favorito à conquista do título, visto que possui um plantel com uma qualidade e profundidade muito acima da média para o andebol português.

Quanto ao Benfica, Ristovski e Carlos Martins acrescentam qualidade e profundidade à equipa, mas  aquilo onde a nossa equipa poderá chegar vai depender muito da condição física de Terzic. Já o FC Porto também se reforçou bem mas a meu ver, o plantel tem menos profundidade que o dos dois rivais. Aqui, creio que aquilo que o novo treinador será capaz de fazer é que irá determinar o quão longe a equipa azul e branca ode chegar.

Como já disse, acho que a contratação de um lateral-direito é a peça que falta para termos plantel para ombrear com o Sporting. No entanto, com aquilo que temos actualmente, creio que aquilo que poderá ser a chave para o sucesso é a gestão da equipa nas transições defesa-ataque.
Na época passada, o sistema defensivo mais utilizado por Carlos Resende foi o 5-1 com Pedro Seabra a ser o elemento mais adiantado. No entanto, nesta pré-temporada tem sido mais habitual ver a equipa a defender com dois pivots, com a linha defensiva composta por Cavalcanti, Pesqueira, Moreno/Âles e Grilo/Patrianova. A estes jogadores podem juntar-se João da Silva e Francisco Pereira quando recuperarem. Se este sistema defensivo for o principal, jogadores como Pedro Seabra e Belone Moreira vão ter menos minutos de jogo, o que significa que terão mais frescura e disponibilidade ofensiva, o que principalmente no caso do Seabra, poderá fazer a diferença.

Esta época temos condições para fazer melhor que na época passada (principalmente na Europa) e espero que já no Domingo tragam mais um troféu para o nosso museu.

Guarda-redes: Hugo Figueira, Borko Ristovski (ex-FC Barcelona) e Miguel Espinha

Universal: Daniel Neves (ex-Sporting CP)

Pontas-direitos: Davide Carvalho e Carlos Martins (ex-ABC)

Laterais-direitos: Stefan Terzic, Belone Moreira e Gonçalo Nogueira

Centrais: João da Silva, Pedro Seabra e Francisco Pereira

Laterais-esquerdos: Arthur Patrianova, Nuno Grilo e Alexandre Cavalcanti´

Pontas-esquerdos: João Pais, Pedro Côrte-Real e Fábio Vidrago

Pivots: Paulo Moreno (capitão), Ricardo Pesqueira, Pedro Loureiro e Âles Silva
← Mensagem mais recente Mensagem antiga → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário